Um plano de aprendizagem para escolas estaduais de Mato Grosso foi criado para ajudar os alunos que estão com dificuldades, após o retorno das aulas presenciais. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o projeto já foi implementado nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande e gradativamente no interior do estado.
As aulas ficaram remotas devido a pandemia da Covid-19 e, após o retorno ao presencial, alguns alunos não conseguiram acompanhar todo os conteúdos.
Em uma escola estadual de Cuiabá estudam mais de 1.500 alunos e os professores perceberam a dificuldade em duas matérias específicas.
A estudante do 3° ano do ensino médio Sophia Bezerra de Campos contou que mesmo com a dedicação, teve dificuldades com algumas disciplinas ministradas de forma remota.
"Tem outras matérias que são difíceis porque a gente não teve a base do conteúdo muito bem", contou.
O pai da estudante, Marcos Borges de Campos, é professor de história e explica que os alunos sofreram bastante com a parte emocional devido a distância dos colegas e principalmente com o medo da doença e a perda de amigos e familiares para a Covid-19.
"No caso da minha filha, ela está estudando para o Enem com vontade e está focada. A escola ajudou muito ela a voltar a ter esse foco nas aulas presenciais", disse.
De acordo com a diretora da escola, Layane Queçada Schultz, os alunos estão com mais dificuldades em português e matemática.
"Os alunos não conseguiam produzir um texto, unir as palavras, estavam com muita dificuldade em matemática nas operações básicas", disse.
No ano passado, a Seduc, aplicou uma avaliação de desempenho com alunos do ensino fundamental e médio. O coordenador de ensino fundamental do estado, Joabson Pena, explica que, para ajudar os estudantes, a secretaria criou o plano de recomposição de aprendizagem.
"Esse aluno pode ser atendido em um espaço que chamamos de 'Laboratório de Aprendizagem', onde nós temos o professor articulador que vai atender esse alunos nas disciplinas de português e matemática", contou.
O plano será implentado em todas as escolas da rede estadual de Mato Grosso, no ensino fundamental e médio.
Uma escola da capital já possui o laboratório. Por enquanto são 30 vagas para aulas de português e 30 para as de matemática. Segundo a diretora da unidade, quando o aluno consegue sanar as dúvidas, a vaga é reposta por outro aluno.
"Quando ele melhora, quando é visto que o aluno já foi contemplado com todas as habilidades que precisavam ser sanadas, abre-se a vaga para outro estudante", disse.
Conforme o coordenador de ensino fundamental, para os estudantes que estão com o conhecimento mais elevado, foi criada a função de aluno monitor, que possui a função de ajudar os colegas nos conteúdos.
"Esse aluno que já tem a habilidade consolidada, ele pode trabalhar como estudante monitor então ele vai auxiliar os colegas que não possuem essas habilidades ainda ", contou.
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