Carreta do Amor de Barretos atende reeducandas de Colíder com exames de câncer de mama e colo do útero

A Carreta do Amor do Hospital do Câncer de Barretos está em Colíder para atender 65 reeducandas da Cadeia Feminina e 25 usuárias da rede pública

Carreta do Amor de Barretos atende reeducandas de Colíder com exames de câncer de mama e colo do útero

A Carreta do Amor do Hospital do Câncer de Barretos está em Colíder para atender 65 reeducandas da Cadeia Feminina e 25 usuárias da rede pública municipal de saúde com exames preventivos do câncer de mama e colo do útero. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Prefeitura de Colíder e o Hospital de Amor de Sinop.

A unidade móvel iniciou o atendimento nesta quarta-feira (16.02) e ficará em Colíder até sábado (19). O início das atividades foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Franciano Perego, e pelos vereadores Maria Helena, Zé Moreira, Luiz Fiscal e Ana Flávia Rodrigues (Flavinha), presidente da Câmara de Colíder.

Franciano Perego diz que a unidade móvel faz a coleta de colo de útero e exames de mamografia. “Uma carreta que já faz o papanicolau e está equipada com um mamógrafo de última geração. Além das reeducandas, a gente conseguiu mais alguns atendimentos para pacientes da rede municipal”, informa. O gestor acrescenta que a meta é trazer a Carreta do Amor a Colíder até três vezes por ano, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

TECNOLOGIA DIGITAL

A vereadora Maria Helena ressalta que a ação é fundamental para a saúde da mulher, principalmente daquelas que estão privadas de liberdade e, muitas vezes, não possuem condições financeiras. “Nós estamos acompanhando o trabalho do secretário Franciano, do prefeito Maninho. Quero parabenizar. E uma carreta com toda uma tecnologia moderna, e traz o conhecimento e a experiência do Hospital do Câncer de Barretos. O retorno dos exames acontece em 30 ou 40 dias. Essa agilidade é importante para a prevenção”, afirma.

Flavinha pontua que os exames da Carreta do Amor promovem a inclusão das reeducandas de Colíder. “As mulheres da Cadeia Feminina estão recebendo um atendimento digno e tendo acesso a exames com equipamentos de alta tecnologia. E, em breve, devemos ter esses atendimentos de volta ao Hospital Regional de Colíder. O aparelho de mamografia já se encontra no hospital. Só estamos buscando o profissional necessário para fazer o laudo dos exames de mamografia”, informa.

Fonte(s): Redação
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.